Educação Ambiental

Actividades de Educação Ambiental

Plano de Actividades dedicadas ao Mar e Ecossistemas.

O Clube Pesca e Náutica Desportiva – Albufeira desenvolve, desde 1997, em colaboração com a Câmara Municipal de Albufeira, um conjunto de actividades ligadas à Educação Ambiental com o objectivo de oferecer a todos aqueles que nos visitam ou que connosco colaboram, informação, formação e bem estar. É aliás com este espírito que temos vindo a trabalhar conjuntamente e a esforçamo-nos por melhorar e diversificar as nossas actividades. Este tipo de atitude permite-nos melhorar a cada ano que passa as actividades que já temos, como também, responder às solicitações daqueles que connosco colaboram. Criando novas actividades que nos permitam explorar, não só, os recursos naturais que temos disponíveis como, na maioria das vezes, olhar para eles com outros olhos.

Para além do público em geral, a maioria das nossas actividades foi pensada para levar a cabo com as escolas, desde o pré-escolar até ao secundário, ou com outras entidades como o Gabinete de Apoio à Juventude ou o Clube Avô, decorrendo mediante solicitação, durante todo o ano.

Num esforço para melhor fazer chegar a nossa mensagem, subdividimos as nossas actividades.

  • Actividades com saídas de campo
  • Palestras a realizar no Clube ou nas instituições
  • Plano de Actividades de Sensibilização Ambiental


Saídas de Campo

ActividadeObjectivos/DescriçãoDestinatários
Saída de Campo à Zona de Maré (1)Observação e identificação, no habitat natural, de espécies de fauna e flora próprias da nossa costa, utilizando as características excepcionais da Praia do Manuel Lourenço.Pretende-se sensibilizar para a biodiversidade e conservação dos habitats.Desde o 4º ano até ao Secundário
Observação Laboratorial de Animais Marinhos (1)Após recolha de amostras na praia faz-se observação e identificação, em laboratório, à lupa, de espécies de fauna e flora, habitualmente ignoradas, características da nossa costa.Desde o 4º ano até ao Secundário
 Experiências de Pesca à Bóia e Pesca Embarcada Observar a diversidade de espécies piscícolas e, como através do conhecimento de determinadas particularidades biológicas, se desenvolvem métodos de captura eficientes.Apelar à conservação e preservação dos fundos marinhos e à importância dos tamanhos mínimos de capturaDesde o 1º Ciclo até ao 3º Ciclo
Actividades Subaquáticas – Iniciação ao MergulhoFavorecer a componente desportiva realçando principalmente a componente de segurança. Aplicar os conhecimentos adquiridos mergulhando sobre fundos rochosos e fazer observação da biodiversidade existente. Desde o 2º Ciclo até ao Secundário

(1)– Actividades complementares 

Estas actividades são as mais requisitadas, pois para além da componente prática, permitem levar os participantes à praia e a ter o prazer de descobrir algo novo num ambiente que já conhecem à partida.

O único senão é que estas actividades, principalmente a saída de maré, dependem quase todas das marés vivas e só é possível aproveitar 3 a 4 dias de 2 em 2 semanas. Mas para aqueles que depois de bem calçados, segurança em 1º lugar, se aventuram a percorrer connosco a zona de maré da praia rochosa do Manuel Lourenço, nunca mais se esquecem da variedade incrível de seres vivos que habitam mesmo por baixo dos nossos pés.

A aventura continua com a iniciação ao mergulho, onde se leva a descoberta ao mundo subaquático, aprendendo de forma simples a manusear os equipamentos para mergulho em apneia. Tendo sempre, como maior preocupação, a segurança, tentamos incutir nos participantes a necessidade de identificar, prever e evitar os perigos que espreitam esta actividade.

Com as experiências de pesca, pretende-se iniciar o participante numa arte que obtém melhores resultados quando nos damos ao trabalho de aprender a biologia dos animais que pretendemos capturar. É portanto mais uma oportunidade para educar praticando, compreendendo porque é que existe a necessidade de definir tamanhos mínimos de captura e que animais vivem nos diferentes habitats.


Palestras

– Actividades a realizar no Clube ou nas instituições:

ActividadeObjectivos/DescriçãoDestinatários
Palestra sobre Pesca e Habitats na Costa AlgarviaConhecer a diversidade de espécies piscícolas e como, através do conhecimento de determinadas particularidades biológicas, se desenvolvem métodos de captura eficientes.Sensibilizar para a preservação e conservação dos fundos marinhos e à importância dos tamanhos mínimos de captura, para uma pesca sustentável.Desde o Pré-escolar até ao Secundário
Palestra sobre o tema “Vamos Ver a Praia Com Olhos de Ver”Oportunidade de olhar para a praia questionando a geologia, a geografia, as marés, a cor, a salinidade, a biologia dos seres vivos… é acima de tudo uma oportunidade para fazer perguntas num debate inter-activo sobre todas aquelas dúvidas que nunca tivemos a quem perguntar. Pretende-se estimular a capacidade inquisitiva e o espírito científico.Desde o Pré-escolar até ao Secundário
Análise de ecossistemasIdentificar e caracterizar um ecossistema, com as interdependências e funcionamento. Descobrir, com recurso a análises químicas, diferentes ecossistemas e os processos que os distinguem. Analisar os dados recolhidos e comparar os resultados com debate interactivo.Desde o 1º Ciclo até ao Secundário
Curso de AquariofiliaDesenvolver competências para criar um ecossistema. Apresentar diferentes técnicas e princípios de funcionamento baseados em ecossistemas naturais. Expor noções sobre os ciclos do Oxigénio e do Azoto, degradação bacteriana, filtração mecânica e química, sistema aberto ou fechado, conceitos de ocupação demográfica, recursos disponíveis, população e distribuição espacial.Desde o Pré-escolar até ao Secundário

Neste caso as actividades têm um aspecto mais teórico, pois a maioria delas são debates interactivos ou palestras, que não sendo tão divertidos como passear na praia permitem, no entanto, aprender a respeitar e proteger a Natureza. Muitas delas dão respostas a questões ou explicam-nos curiosidades que sempre nos intrigaram sobre a Natureza, ensinam-nos as diferenças entre habitats e os seres vivos que os constituem. Resta-nos ainda o Curso de aquariofilia, um grande favorito, que ensina a montar um aquário de raiz, com todo o complexo ecossistema que o sustenta, cheio de dicas e truques que fazem toda a diferença.

Estas são, como aliás todas as actividades que desenvolvemos, oportunidades de descoberta e conhecimento, para nos ajudar a olhar o mundo que nos rodeia com olhos informados, interessados e preocupados. Nesta maior aventura que é viver no planeta Terra, com a consciência que fazemos parte dos ecossistemas e que se não olharmos por eles arriscamos a destruir a nossa própria casa.

Técnica responsável: Bióloga Ana Simões



Sensibilização Ambiental

O Núcleo de Ambiente do Clube Pesca e Náutica Desportiva – Albufeira propõe, para o ano lectivo 2007/2008, uma série de actividades de sensibilização ambiental visando, como principal público alvo, as crianças dos Jardins de Infância e os alunos do 1º ciclo do ensino básico. 

O principal objectivo destas acções é o de ajudar a promover a educação ambiental no concelho de Albufeira junto dos mais jovens. Apresenta-se, no quadro seguinte, a lista de actividades que poderão ser requisitadas:

ActividadeObjectivos/DescriçãoDestinatários
Palestras de sensibilização à Reciclagem/CompostagemExplicação sobre o funcionamento do processo de compostagem e do de reciclagem do vidro, papel/cartão e plástico/metal Promover uma sensibilização para a recolha selectiva dos resíduos urbanos.Jardins-de-infância e 1º Ciclo do Ensino Básico
Palestras de sensibilização ao uso eficiente da águaPromover uma sensibilização para o uso racional da água nas nossas casas e para preservação da sua qualidade a nível global. Jardins-de-infância e 1º Ciclo do Ensino Básico 
Palestras sobre Mobilidade e Alterações ClimáticasPromover a sensibilização para as questões dos transportes e os seus impactes nas Alterações Climáticas. Impactes das Alterações ClimáticasJardins-de-infância e 1º Ciclo do Ensino Básico.
Peddy-Paper AmbientalComplementar/consolidar de forma lúdica a informação recebida em palestras préviasJardins-de-infância e 1º Ciclo do Ensino Básico.
Jogo “Mapa de sensibilidades”Aferir os problemas ambientais do concelho através dos alunos e  sensibilizá-los para a resolução destes.Jardins-de-infância e 1º Ciclo do Ensino Básico.

Os locais: nas Escolas ou na Bibliovideoteca do Clube

É também importante realçar que as actividades propostas são adaptadas ao nível e objectivos de ensino (ex: apresentação dos temas das palestras sobre a forma de conto, aos Jardins de infância) e poderão ser apresentadas com mais detalhe aos interessados, basta para isso entrarem em contacto com o CPNDA.

No caso das escolas interessadas, para adequar o conteúdo de cada acção ao currículo/interesse, sugere-se a marcação de reuniões de preparação/discussão entre os dinamizadores e os professores responsáveis.

As requisições deverão ser feitas com o mínimo de 3 semanas de antecedência em relação à data proposta para a realização da mesma, de acordo com a disponibilidade dos dinamizadores.

Técnico responsável: Eng. de Ambiente Miguel Brito da Mana


Deixar uma resposta

%d bloggers like this: