Logo

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Plano de Actividades dedicadas ao Mar e Ecossistemas

- Actividades com saídas de campo: 

Actividade

Objectivos/Descrição

Destinatários

Saída de Campo à Zona de Maré (1)

Observação e identificação, no habitat natural, de espécies de fauna e flora próprias da nossa costa, utilizando as características excepcionais da Praia do Manuel Lourenço.

Pretende-se sensibilizar para a biodiversidade e conservação dos habitats.

Desde o 4º ano até ao Secundário

Observação Laboratorial de Animais Marinhos (1)

Após recolha de amostras na praia faz-se observação e identificação, em laboratório, à lupa, de espécies de fauna e flora, habitualmente ignoradas, características da nossa costa.

Desde o 4º ano até ao Secundário

 

Experiências de Pesca à Bóia

 

 

Observar a diversidade de espécies piscícolas e, como através do conhecimento de determinadas particularidades biológicas, se desenvolvem métodos de captura eficientes.

Apelar à conservação e preservação dos fundos marinhos e à importância dos tamanhos mínimos de captura

Desde o 1º Ciclo até ao 3º Ciclo

Experiências de Pesca com Barco

Actividades Subaquáticas – Iniciação ao Mergulho

Favorecer a componente desportiva realçando principalmente a componente de segurança. Aplicar os conhecimentos adquiridos mergulhando sobre fundos rochosos e fazer observação da biodiversidade existente.

 

Desde o 2º Ciclo até ao Secundário

(1)– Actividades complementares 

Estas actividades são as mais requisitadas, pois para além da componente prática, permitem levar os participantes à praia e a ter o prazer de descobrir algo novo num ambiente que já conhecem à partida.

O único senão é que estas actividades, principalmente a saída de maré, dependem quase todas das marés vivas e só é possível aproveitar 3 a 4 dias de 2 em 2 semanas. Mas para aqueles que depois de bem calçados, segurança em 1º lugar, se aventuram a percorrer connosco a zona de maré da praia rochosa do Manuel Lourenço, nunca mais se esquecem da variedade incrível de seres vivos que habitam mesmo por baixo dos nossos pés.

A aventura continua com a iniciação ao mergulho, onde se leva a descoberta ao mundo subaquático, aprendendo de forma simples a manusear os equipamentos para mergulho em apneia. Tendo sempre, como maior preocupação, a segurança, tentamos incutir nos participantes a necessidade de identificar, prever e evitar os perigos que espreitam esta actividade.

Com as experiências de pesca, pretende-se iniciar o participante numa arte que obtém melhores resultados quando nos damos ao trabalho de aprender a biologia dos animais que pretendemos capturar. É portanto mais uma oportunidade para educar praticando, compreendendo porque é que existe a necessidade de definir tamanhos mínimos de captura e que animais vivem nos diferentes habitats.

Técnica responsável: Bióloga Ana Simões

CMA

pub
  • Clube Pesca e Náutica Desportiva - Albufeira
  • Instituição de Utilidade Pública
  • Declaração nº 29/2004, D.R. II série, nº 42, de 19 de Fevereiro de 2004
  • Estrada do Farol, 800-H, Sítio da Orada, 8200-371 Albufeira
  • Telf./Fax 289 592 079 email:cpndalbufeira@sapo.pt